segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Confira a programação desta segunda-feira!

Mistérios de Elêusis e Porque não estou onde você está são os espetáculos desta segunda-feira

A semana começa com uma extensa programação no III Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha. Nesta segunda-feira (02), na Casa da Cultura Dide Brandão, haverá Oficina de Confecção e Manipulação de Bonecos Articulados, às 9h, Conversa sobre o processo de montagem do espetáculo Cabeça de Vento, às 14h e também apresentação do espetáculo Mistérios de Elêusis, às 16h. Já no Teatro Municipal, às 20h, será apresentada a peça Porque não estou onde você está.

O espetáculo “Mistérios de Elêusis”, da Eranos Círculo de Arte de Itajaí, faz parte da Mostra Local. A apresentação gratuita será em frente à Casa da Cultura Dide Brandão, às 16h. A peça de teatro lambe-lambe é vista por um expectador por vez. Conta o mito de Deméter e Perséfone que ambas tinham uma profunda ligação, até que a filha foi raptada por Hades, deus do mundo dos mortos. Deméter, em profunda tristeza, dirige sua raiva aos homens e castiga a terra com infertilidade. Perséfone come das mãos de Hades sementes de Romã e é aprisionada para sempre. Porém, por intercedência de outros deuses, consegue ficar um período do ano com Hades (no submundo) e outra metade com Deméter. Desse movimento de subida e descida, surgem as estações do ano: quando Perséfone está na terra com Deméter, é primavera e verão e quando desce ao Hades, agora no papel de Deusa das almas, é outono e inverno. Mistérios de Elêusis é uma trilogia em teatro Lambe-lambe que narra três momentos desse mito.

Já na mostra nacional, quem se apresenta é a Súbita Companhia de Teatro, de Curitiba, com a peça “Porque não estou onde você está”. O espetáculo trata da relação peculiar entre um homem e uma mulher que constroem ao longo do tempo estratégias de convivência e de comunicação. Eles criam uma infinidade de regras para as suas ações cotidianas e reinventam a comunicação através de uma linguagem própria, elaborada a partir de gestos e ações corporais que só eles compreendem. Criado a partir de textos do livro “Extremamente Alto & Incrivelmente Perto” do autor contemporâneo Jonathan Safran Foer, o espetáculo questiona a fragilidade das relações humanas. Fala sobre pessoas que amam profundamente, mas têm extrema dificuldade em dizê-lo. A apresentação será às 20h no Teatro Municipal de Itajaí e os ingressos custam R$ 20,00 inteiro e R$ 10,00 meia entrada (para estudantes, idosos e para quem levar um litro de leite).


Nenhum comentário:

Postar um comentário