quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Iniciada oficina de Produção e Gestão de Grupos Teatrais

A Oficina de Produção e Gestão de Grupos Teatrais faz parte da programação do III Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha e ocorre na Casa da Cultura Dide Brandão, nos dias 04 e 05 de setembro. Ela tem o intuito de provocar reflexões sobre os processos de produção e gestão e contribuir para a racionalização de procedimentos, em busca de resultados mais efetivos e maior qualidade nas ações desenvolvidas na área. Quem ministra a oficina é Rogério Mesquita, formado em História pela Universidade Estadual do Ceará, além de ser ator e produtor do grupo teatral Bagaceira (CE), que se apresentou nesta terça-feira (03).

Entre os participantes da oficina, está Rosangela Grisa, 40 anos, arquiteta. O gosto pelas artes veio desde criança, já que seu pai foi o fundador do Teatro Tejo na cidade de Joaçaba. Atualmente, Rosangela está em formação para se tornar atriz e a oficina é uma oportunidade para que ela aumente seu conhecimento sobre a área.

Marlon Andrei Grosskopf, 22 anos, trabalha com Rosangela em Balneário Camboriú. Os colegas ficaram sabendo da oficina através dos meios de comunicação e decidiram participar da formação para buscar novos conhecimentos e informações que possam auxiliá-los a montar futuramente um grupo de teatro.

A oficina é uma oportunidade para pessoas que estão ingressando agora na área construírem um repertório sobre o assunto, ou para aperfeiçoar os conhecimentos de quem já está há tempo trabalhando com teatro. Este é o caso de Edilson Alves, 48 anos, que trabalha na administração do grupo de teatro Agitada Gang, de João Pessoa (PB), e veio até Itajaí para se apresentar com o grupo no III Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha.

Edilson está aproveitando a estadia para participar da Oficina de Produção e Gestão de Grupos Teatrais. “Há 35 anos que eu trabalho na área artística, mas sempre é importante buscarmos novas informações e compartilharmos experiência, ainda mais em um Festival tão abrangente como este, com qualidade técnica e profissionalismo da organização”, conta Edilson. É a primeira vez que o grupo Agitada Gang participa do Festival. Eles vieram com o espetáculo Como Nasce um Cabra da Peste. A apresentação da peça acontece no próximo sábado (07) às 20 horas, encerrando a programação do Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha.

A oficina de Produção e Gestão de Grupos Teatrais será ministrada por Rogério Mesquita, do Grupo Bagaceira, nos dias 04 e 05 de setembro. Serão transmitidas informações e conhecimentos fundamentais para realização de projetos e à gestão de carreiras de artistas, grupos e entidades culturais. Terá duração de 8h (4h/dia), e o público-alvo são atores, diretores teatrais, produtores culturais em geral, integrantes de grupos, estudantes e demais interessados.

Fotos do Festival estão disponíveis em: http://www.flickr.com/photos/secomitajai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário