Curadores

Conheça os profissionais que são responsáveis pela seleção dos espetáculos para o festival:



Álvaro Assad - Diretor, preparador mímico e ator. É gestor do grupo carioca “Centro Teatral e Etc e Tal”, desde sua fundação, em 1993. Faz parte do Conselho Consultivo do CBTIJ - Assitej Brasil e é também curador consultivo do FestClown de Brasília e Anjos do Picadeiro - RJ. Formado em teatro pela Casa das Artes de Laranjeiras - RJ, fez a sua iniciação mímica com o precursor desta arte no Brasil, o mímico português Luís de Lima, de quem foi integrante de sua companhia e assistente de direção no início da década de 90. Acumula onze prêmios entre Direção e Pesquisa de Linguagem no Brasil e no exterior. Em 2008 foi indicado ao Prêmio Shell de Teatro de SP pela direção de “A Noite dos Palhaços Mudos” (La Mínima) e ao Prêmio Femsa pelo mesmo espetáculo nas categorias Melhor Direção e Melhor Adaptação.




Stephan Arnulf Baumgärtel - possui mestrado em Letras Inglês pela Ludwig-Maximilians-Universität München (1995), doutorado em Literaturas da Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2005), e pós-doutorado na ECA/USP (2009-2010) com estudos sobre a dramaturgia brasileira contemporânea. A tese de doutoramento recebeu o Prêmio CAPES 2005. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC na área de história do teatro, estética teatral e dramaturgia. É idealizador e coordenador do projeto Encontro com Dramaturgo da UDESC que convida regularmente dramaturgos brasileiros a dar palestras e administrar oficinas. Desde 2008, administra como projeto de extensão uma oficina de criação de textos teatrais da qual participam acadêmicos e não-acadêmicos. Enquanto pesquisador, atua principalmente nos seguintes campos: dramaturgia contemporânea, teatro pós-dramático, análise da encenação teatral, estudos shakespearianos. 




Jorge Vermelho - Paulista da cidade de Nova Granada, é ator, diretor, produtor e atual Diretor Artístico do Balé Teatro Castro Alves (BTCA). Foi membro integrante do Prêmio de Dança do Teatro de Dança em São Paulo e da comissão de avaliação do Edital Myriam Muniz em 2009. Também atuou como Diretor Geral do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (2001 a 2009) e Diretor do Janeiro Brasileiro da Comédia (2003 a 2009). Destacou-se na direção de espetáculos como “Dorotéia”, “Toda Nudez Será Castigada” e “Os Sete Gatinhos”, com textos de Nelson Rodrigues; “Esperando Godot”, de Samuel Beckett; “Aquele Que Diz Sim e Aquele Que Diz Não”, de Bertolt Brecht, entre outros. Como ator, recebeu prêmios por sua atuação em espetáculos como “A Boca e sua Língua”, de Luciana Mantovani; “Cem Gramas de Dentes”, texto de Bosco Brasil e direção de Georgette Fadel; além de “Orpheu – o Guardador de Rebanhos”, uma investigação da vida e obra de Fernando Pessoa, na qual também dirigiu o espetáculo. Também foi premiado em diversas oportunidades ao assinar trabalhos nas áreas de figurino, maquiagem, cenografia, iluminação e trilha sonora. Em 2001, recebeu o Prêmio Especial Folha de São Paulo de Melhor Espetáculo do Festival de Teatro de Curitiba com a peça “Orpheu – O Guardador de Rebanhos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário