segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Programação de oficinas começou neste domingo



O III Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha, que começou neste sábado (31) e segue até o próximo sábado (07), em Itajaí, também abre espaço para a formação dos artistas. Começou neste domingo (01) a Oficina de Confecção e Manipulação de Bonecos Articulados, ministrada pelo Teatro Didático da UNESP & Teatro de Brancaleone, na Casa da Cultura Dide Brandão. O curso tem duração de 12 horas e ainda há algumas vagas. Quem quiser participar pode se inscrever através do email teatromunicipal.itajai@gmail.com.

Jornal, barbante e fita adesiva são as matérias primas da oficina. O Teatro Didático da UNESP & Teatro de Brancaleone se inspirou no trabalho de Tadeusz Kantor (Polônia 1915-1990), que trata sobre a utilização da matéria bruta, descartada pela civilização e que são elevadas à categoria de obra de arte, para confeccionar as marionetes. O desafio é retirar de um material simplório o máximo de expressividade e, ao modo dos princípios do teatro kantoriano, imbuí-los de potência poética.

Na programação do curso estão: Pequena história sobre o Teatro de Bonecos; Confecção do boneco de jornal, barbante e fita crepe; Jogos de improvisação e conhecimento corporal do ator-manipulador, Técnicas de manipulação de boneco articulado e Criação e apresentação de pequenas cenas. O público-alvo são professores da rede pública e privada, assim como interessados em aprender a confeccionar bonecos articulados de baixo custo e a ter uma iniciação à manipulação.

A Oficina de Confecção e Manipulação de Bonecos Articulados segue até terça-feira (03), das 9h às 12h, na Casa da Cultura Dide Brandão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário