quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Espetáculo cearense agitou o público nesta terça–feira

Fotos: SECOM/Itajaí - Jonnes David
Quem prefere uma brincadeira sem regras baseada na vida? Quem já tem opinião própria? Ou quem ainda não sabe o que quer? Essas são algumas perguntas feitas com uma pitada de humor na peça apresentada na tarde desta terça–feira (03), em frente à Casa da Cultura Dide Brandão, chamada “Por que a gente é assim? Ou por que a gente é assado?

O espetáculo marca a terceira participação do grupo Bagaceira, de Fortaleza (CE), em Itajaí. Durante a atração, personagens mudam rapidamente de máscaras, numa combinação de atitudes malucas que revelam suas estranhezas, mostrando o que passa na cabeça de cada indivíduo e como eles constroem planos para o futuro, mas com muitas atrapalhadas diante de tantas informações.

O grupo bagaceira, desde 2000, passou a desenvolver peças maiores além do estado do Ceará, com textos e direções própria construíram desafios no âmbito da construção cênica e de dramaturgia. De acordo com o produtor Rogério Mesquita, a peça busca abordar temas cotidianos, como as celebridades que aparecem nas mídias sociais, a questão da religiosidade e o lado brasileiro de enxergar as coisas ao seu redor.

O espetáculo está em circulação desde 2011. Rogério conta que a motivação surgiu através de um projeto de transmídia onde tinham que desenvolver vídeos de curta metragem para serem transmitidos na televisão. O projeto foi lançado em parceria com o Canal Futura.

Liane Marlis Tieze (44), é natural de Porto Alegre e há oito anos mora em Itajaí. Amante do teatro, ela conta que primeiramente viu os cartazes e se interessou pela peça Por que eu não estou onde você está?, apresentada na noite de ontem (02), no Teatro Municipal. “ Sou apaixonada por teatro e me encantei com a programação, estou achando ótimo o festival, com peças maravilhosas e com preços acessíveis, sai mais barato do que ir ao cinema. Ainda pretendo ir em mais algumas peças”, comenta.

Ainda nesta terça–feira (03), para quem ainda não teve a oportunidade de conferir ou deseja acompanhar de perto mais uma atração, será apresentado no Teatro Municipal, em duas sessões - a partir das 19h e das 21h, o espetáculo “Um Princípe Chamado Exupéry”. Os ingressos custam R$20 e para quem doar um litro de leite a entrada sai por R$10. Conta a história de Exupéry, um jovem e destemido aviador.

O príncipe e seus amigos, juntos formam “os cavaleiros do céu”, enfrentam o mar, o céu e o ar; a noite, o deserto, as montanhas e as tempestades para cumprir seu ofício: transportar o correio aéreo. Essa vida de perigo, mistério e aventura inspira Exupéry a começar a escrever sua obra. Espetáculo de teatro de animação inspirado na vida do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, entre 1926 e 1944, quando antes de ter-se tornado conhecido mundialmente por seu romance O Pequeno Príncipe, Saint-Exupéry trabalhou para a Companhia de Correio Aéreo Aéropostale. E numa época em que os aviões eram quase de papel, entregava cartas em escalas de voos diários, que se estendiam pela Europa, África e América do Sul.

As fotos do III Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha estão no Flickr da Prefeitura de Itajaí: http://www.flickr.com/photos/secomitajai .

Nenhum comentário:

Postar um comentário